NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

domingo, outubro 16, 2011

Mães de Maio pedem engajamento de professores contra extermínio de jovens (Lamparina Urbana)

...

do Blog Lamparina Urbana, de Ribeirão Pires-SP (http://lamparinaurbana.blog.br/ribeirao-pires/maes-de-maio-pedem-engajamento-de-professores-contra-exterminio-de-jovens)

O Movimento de Mães de Maio esteve na terça-feira (11/10) em Ribeirão Pires para encontro com professores da rede estadual de ensino. Originário da Baixada Santista, o grupo que é composto por familiares de jovens assassinados por grupos de extermínio veio à cidade pela primeira vez no inicio de setembro para o lançamento do livro “Do Luto À Luta: Mães de Maio”, que conta sobre o genocídio conhecido como Crimes de Maio de 2006.

Desta vez, as representantes do movimento, Débora Silva, Vera Freitas e Gorete contaram sobre sua luta a representantes de escolas (REs), a convite da Regional de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra do Sindicato dos professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Além de contar sobre as circunstâncias do assassinato de seus familiares e do extermínio de jovens das periferias por grupos compostos por policiais em todo o Brasil, as Mães de Maio ressaltaram a importância do papel das escolas e dos professores no enfrentamento a essa realidade. Elas lembraram que a violência contra a juventude está presente em todas as regioões do país, inclusive em Ribeirão Pires.

Após ouvirem o grupo, professores reconheceram o despreparo das escolas para solução de conflitos envolvendo alunos, geralmente recorrendo à polícia ou repassando os casos para o Conselho Tutelar, que, por sua vez também foram considerados despreparados para responder satisfatoriamente às demandas.

A coordenadora regional da Apeoesp, Elza da Silva, que conheceu o grupo de mães em evento promovido pelo Blog Lamparina Urbana em setembro, disse que os professores têm papel fundamental na questão, devendo se posicionar sobre a realidade que afeta seus alunos. Segundo ela, deve ser preocupação da categoria não reproduzir preconceitos e comportamentos que reforçam a violência contra os jovens. “Não é só com balas que se exterminam pessoas. Também se extermina com descaso e preconceito. Também se extermina segregando”, observou.

Saiba mais sobre o Movimento Mães de Maio

Movimento Mães de Maio ganha apoio em Ribeirão Pires na luta contra grupos de extermínio de jovens

http://lamparinaurbana.blog.br/lamparina-cultural/movimento-maes-de-maio-recebem-apoio-de-ativistas-de-ribeirao-pires-na-luta-contra-grupos-de-exterminio-de-jovens

Nenhum comentário:

Postar um comentário