NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

sexta-feira, setembro 02, 2011

Palestra e atividades culturais marcam lançamento de livro do Movimento Mães de Maio em Ribeirão Pires




Com o título “Do luto à Luta”, obra denuncia assassinato de jovens em 2006 por grupos de extermínio com a participação de policiais no Estado de São Paulo.

Maio é o mês dedicado às mães, mas para um grupo delas as referências ao período se dividem entre antes e depois de 2006. Foi naquele ano que muitas mães, familiares e amigos viram seus entes queridos assassinados brutalmente por agentes públicos que integram grupos de extermínio no Estado de São Paulo. Em geral, as vítimas foram jovens trabalhadores das periferias de várias cidades paulistas, particularmente na baixada santista, onde um grupo de mães e familiares, superando a dor com a disposição de buscar justiça, uniu-se para a criação do Movimento Mães de Maio. Uma organização que há cinco anos se dedica à denúncia e luta pela punição dos responsáveis pelo episódio que passou a ser conhecido internacionalmente como Crimes de Maio e que ainda hoje continua sem solução.

Detalhes sobre esses fatos e a luta do movimento, que passou a abraçar também causas relacionadas a direitos humanos em geral (especialmente os assassinatos de jovens brasileiros por grupos de extermínio compostos majoritariamente por policiais em todo Brasil), são contados no livro “Do Luto à Luta: Mães de Maio”. A obra reúne depoimentos de mães e familiares, além de matérias jornalísticas e artigos de entidades que lutam contra a violência.

O livro, que se constitui em leitura indispensável para os defensores dos direitos humanos e os que lutam contra a injustiça e a impunidade, será lançado em Ribeirão Pires no dia 3 de setembro de 2011, às 16h na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, à Rua Capitão José Gallo, nº 348, Centro (em frente à Rodoviária).

A programação prevê debate com a participação de representantes do Movimento Mães de Maio, entre os quais Débora Maria Silva, depoente e uma das responsáveis pelo livro. Também haverá apresentações culturais prometidas pelo Ponto de Cultura Cidadãos Artistas e leitura de poesias, aberta a todas as pessoas interessadas.

Apoios – O evento, que faz parte do projeto Lamparina Cultural, do Blog Lamparina Urbana, conta com o apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires (AEARP), da Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas (ARCA), do Ponto de Cultura Cidadãos Artistas, do Movimento Em Defesa da Vida (MDV) do ABC, da Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas), Chácara Folha Viva de Ribeirão Pires, Centro de Memória e Resistência do Povo de Mauá e Região, Grupo Tortura Nunca Mais, Fórum Permanente dos Ex-presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS).

Sobre o livro

Título: “Do luto à luta: mães de maio”

Ano: 2011

Coordenação Editorial: Movimento Mães de Maio

Edição: Débora Maria e Danilo Dara

Ilustração e Capa: Carlos Latuff

Revisão: Ali Rocha, Maria Frô e Rose Nogueira

Projeto Gráfico: Silvana Martins

Impressão: Giramundo Artes Gráficas

Apoio: Fundo Brasil de Direitos Humanos

Colaboradores: Mães e Familiares - Débora Maria (Mãe de Edson Rogério); Ednalva Santos (Mãe de Marcos); Vera de Freitas (Mãe de Mateus); Francisco Gomes (Pai de Paulo); Francilene Gomes (Irmã de Paulo); Ângela Moraes (Mãe de Murilo); Rita de Cássia (Mãe de Rogério) e Flávia Gonzaga (Mãe de Marcos Paulo). Poesias – Sérgio Vaz (Cooperifa), Michel Yakini (Elo da Corrente), Sarau da Brasa, Marcelino Freire, Rodrigo Ciríaco (Cooperifa e Mesquiteiros), Poeta Dinha, Hélber Ladislau (Cooperifa), Rapper GOG (DF), Jairo Periafricania (Cooperifa) e Armando Santos (São Vicente-SP). Artigos – Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência (RJ), Alípio Freire (Jornalista, Escritor e Artista Plástico), Danilo Dara (Historiador), Jan Rocha (Jornalista e Escritora), Lio Nzumbi (Reaja-BA), Luiz Inácio (FEJUNES-ES), Sérgio Sérvulo (Jurista) e Tatiana Merlino (Revista Caros Amigos).


FONTE: http://lamparinaurbana.blog.br/direitos-humanos/palestra-e-atividades-culturais-marcam-lancamento-de-livro-do-movimento-maes-de-maio-em-ribeirao-pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário