NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

terça-feira, agosto 10, 2010

Polícia apura crimes de execução

A TRIBUNA - Sábado 7 de agosto de 2010



FERNANDO DIEGUES
da Redação



A Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo afirma estar avançando na apuração dos responsáveis pela onda de assassinatos ocorrida em abril, que marcou a Baixada Santista no segundo trimestre deste ano. Quem garante é do titular da pasta, Antônio Ferreira Pinto. Foram 22 casos atribuídos a um grupo de extermínio autodenominado Ninjas da PM. As ações se concentraram em Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente. Sobre as investigações, Ferreira Pinto destacou "que estamos progredindo bastante. O Ministério Público pediu a prisão de 17 policiais militares. Já há elementos suficientes para a denúncia". Ainda sobre a onda de execuções, o secretário comentou que "a intervenção foi tão eficaz que acabaram esses tipos de execuções, infelizmente com o envolvimento de policiais militares". O secretário estadual esteve ontem na inauguração do posto do Corpo de Bombeiros de Santos, na Vila Nova, e comentou que a queda dos índices criminais no Deinter-6 "é um trabalho contínuo, de inteligência". O órgão é o responsável pela Polícia Civil na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e a redução do índice é referente aos meses de abril e junho deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado. "Quando assumi a secretaria, defini como meta o combate aos crimes patrimoniais. Os índices estavam crescendo, atingimos uma estabilidade e agora nesse trimestre houve queda em todos os indicadores. Graças ao trabalho conjunto das policiais Civil e Militar".

CUBATÃO

Ferreira Pinto comentou sobre a intenção de ser criado um posto, em Cubatão, para ajudar na prevenção ao roubo de carga. "Intensificamos o policiamento em Cubatão onde há estacionamento de caminhões. Nossa ideia é estabelecer um posto naquela região parafiscalizar melhor. Temos um projeto aprovado pela Secretaria de SegurançaPública". Além dos crimes patrimoniais, os homicídios dolosos (quando há intenção de matar), também apresentaram queda na região no 2º trimestre de 2010. A redução foi de 14% no comparativo com o período de abril a junho de 2009. Foram 80 casos no ano passado contra 69 em 2010.

AUMENTO DO EFETIVO

Afirmando que "a demanda é muito grande" ao ser perguntando sobre aumento de efetivo na região, Ferreira Pinto disse que está sendo concluído o curso de escrivães de polícia. "Vamos destinar escrivães para a Baixada Santista". Ele não precisou o número de policiais. Questionado também em relação ao ataque a tiros contra o prédio da Rota, em São Paulo, ocorrido no último domingo, o secretário classificou a ação "como um ato de vandalismo, não um ataque".

Nenhum comentário:

Postar um comentário