NOVO MANIFESTO PELA FEDERALIZAÇÃO DOS CRIMES DE MAIO, E FIM DA "RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE"

domingo, maio 30, 2010

Baixada Santista vira alvo da Corregedoria da PM

Sábado, 29 de maio de 2010 - 22h56

Onda de violência

Renato Santana
A Tribuna - Santos


Coronel Admir Gervásio: ´Ninguém aponta culpados, mas suspeitas sobre policiais são fortes´

Há cinco dias no cargo, o novo corregedor da Polícia Militar, coronel Admir Gervásio Moreira enviou para a Baixada Santista oito viaturas do Patrulhamento Disciplinar Ostensivo (PDO) e uma equipe do Setor Reservado.

O objetivo é agilizar o esclarecimento sobre a participação de policiais na matança ocorrida na região, entre os dias 18 e 26 de abril, vitimando 23 pessoas.

Em entrevista a A Tribuna, coronel Gervásio afirmou que a estratégia das diligências, além de fiscalizar os PMs, é se aproximar dos policiais honestos para chegar aos responsáveis pelos crimes. “Uma das nossas prioridades é a Baixada Santista. Estamos com viaturas atuando dia e noite para combater esses casos que colocam em risco o nome da instituição”.

A onda de violência ocorrida em abril foi motivada pela execução de um policial da Força Tática, em Vicente de Carvalho, Guarujá, a mando de um traficante. Em retaliação, grupos de extermínio iniciaram uma série de assassinatos. Vinte e duas pessoas foram mortas.

“Não há testemunhas e até agora nenhum policial foi afastado de suas funções e preso. Pedimos para quem tiver informações: denuncie”, disse. Para o corregedor, a situação é complexa: ninguém aponta culpados, mas as suspeitas do envolvimento de policiais são fortes.

O novo corregedor, além das medidas tomadas para a Baixada Santista, assumiu o Inquérito Policial Militar (IPM) que investiga a morte do comandante da Polícia Militar na Zona Norte de São Paulo, José Hermínio Rodrigues, assassinado em 2008 quando investigava um grupo de extermínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário